Quarta-feira, 23 de setembro de 2020 FALE-CONOSCO ANUNCIE AQUI
Educação
Programa Chevening abre inscrições para bolsas de mestrado no Reino Unido e candidatos de todo o Brasil podem se inscrever
Notícias > Educação > Programa Chevening abre inscrições para bolsas de mestrado no Reino Unido e candidatos de todo o Brasil podem se inscrever
Thamiris Moreira / Portalozk.com 09 de setembro de 2020 às 16h58
Compartilhe essa notícia Whatsapp

O programa de bolsas Chevening do governo britânico abre hoje as inscrições para o ano letivo 2021-22. O Chevening apoia futuros líderes, possibilitando que estudem em qualquer universidade britânica, em qualquer programa de mestrado elegível, por um ano. Além de amplo apoio financeiro que cobre todos os custos com a universidade, de estadia e viagem, candidatos selecionados também ganham acesso a uma vasta gama de experiências acadêmicas, profissionais e culturais. As bolsas são concedidas aos candidatos que demonstram ter comprometimento e habilidades necessárias para criar impacto positivo uma vez que retornem ao país.

O Chevening foi criado em 1983 e já levou mais de 50 mil pessoas de todo o mundo ao Reino Unido. O Brasil é um dos países com maior número de estudantes da América: mais de 1800 bolsistas brasileiros estudaram em cerca de 110 universidades britânicas. Em 2020, 46 brasileiros foram selecionados para receber a bolsa. O programa possui diversas parcerias, dentre elas uma de longa data com o escritório de advocacia Pinheiro Neto, que todo ano apoia um bolsista para realizar mestrado em Direito. Possui também, desde 2018, uma parceria com a Fundação Lemann, em que ambos apoiam dois bolsistas na realização de mestrado em áreas como medicina, políticas públicas e educação nas universidades de Oxford, Cambridge ou na London School of Economics.

Estudantes de todos os estados do país já foram beneficiados pela bolsa, e um dos compromissos do programa no Brasil este ano é diversificar mais candidatos e bolsistas: encorajando mais inscritos negros, LGBTQIA+ e de outras minorias sociais. Não há limite de idade e o programa é aberto a todas as áreas de formação, para cursos nas principais universidades do Reino Unido, que estão dentre as melhores do mundo.

A Encarregada de Negócios do Governo Britânico no Brasil, Liz Davidson, ressalta:

“Este ano, vimos como os desafios globais exigem profissionais inovadores, que demonstrem capacidade de liderança e vontade de gerar impacto em suas comunidades. O Chevening é uma oportunidade única para as pessoas que querem desenvolver essas capacidades e fazer a diferença. Buscamos líderes ambiciosos, com visão a longo prazo e que tenham planos concretos de estudo e carreira. O governo britânico está comprometido a abordar os principais desafios globais, principalmente quanto à recuperação da pandemia de COVID-19 e a transição para uma economia de baixo carbono. O Chevening faz parte desse comprometimento promovendo oportunidades educacionais e formando líderes em todo o mundo que nos que ajudem a atingir essas metas.”

Vanessa Boechat, ex-bolsista Chevening do Rio de Janeiro dos anos 2016-17, que realizou um mestrado em Política da Justiça Criminal na London School of Economics, conta um pouco da sua experiência: “O Chevening é muito mais do que fazer um mestrado em uma universidade renomada britânica; é viver a cultura local, fazer conexões com estudantes e profissionais incríveis do mundo todo. É continuar conectada com toda rede mesmo na volta ao Brasil. É ousar sempre...O Chevening mudou minha vida pessoal e profissional. Não perca essa chance. Se inscreva e voe mais alto.”  

Para se inscrever, acesse chevening.org/apply.

Mais notícias
É proibido o uso ou publicação deste conteúdo sem a devida autorização. Os infratores ficarão sujeitos a penas previstas por lei. O Portal OZK não envia mensagens de e-mail sobre promoções, notícias ou novidades. Portal OZK - 2015 - 2018 Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Desenvolvido por Jean Moraes