Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Caso morador de São João da Barra e amigos: homem morto após ser espancado em Salvador não era morador de rua e tinha filho de 03 anos, diz irmão

Economia
Saiba como estar apto para atuar no setor portuário, área civil ou setor operacional
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA - 01/02/2019 - 16:39

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Devido a quantidade expressiva de e-mails e perguntas em nossas mídias sociais sobre quais cursos e áreas teriam mais oportunidades no Porto do Açu atualmente, decidimos fazer um esclarecimento.

Bom, devemos lembrar que o Porto do Açu é um empreendimento desenvolvido pela Prumo Logística, que oferece soluções em infraestrutura para o setor de óleo e gás. O Complexo portuário do Açu foi projetado com base no conceito porto-indústria, consta com um distrito industrial e também uma retroárea para armazenamento dos produtos movimentados. Além do minério de ferro, o complexo portuário movimenta, carga de projeto,bauxita, coque e carvão e tem capacidade para movimentar contêineres,rochas, grãos agrícolas,veículos, derivados de petróleo e carga geral (apenas no T-MULT).

O Porto do Açu iniciou suas operações em outubro de 2014 com um carregamento de minério de ferro. Porém antes disso o Porto estava em fase de implantação do projeto idealizado por Eike Batista. Nesse período haviam muitas necessidadesnoPorto do Açu: Pintor industrial, Montador de Andaime, Segurança do Trabalho, Topografo, Téc. em Mecânica entre outros. Devido a finalização das obras, as empresas que atuavam nesse setor saíram e levando junto as vagas de emprego. Alguns profissionais que tinham qualificações diferenciadas foram chamados para atuar em empresas do segmento operacional portuário.

Hoje no ano de 2019 estamos com muitos profissionais qualificados e pouca oferta de trabalho nas áreas citadas acima. Pois temos pessoas que perderam seus empregos, profissionais com10 ou 15 anos de experiência na área de atuação.

A pergunta é:Como você que está terminando seu curso na área técnica, vai conseguir entrar sem experiência no mercado de trabalho?

Acredito que com essa reflexão, entenda que o seu dinheiro não “nasce em árvore” e que não estamos em um momento financeiro bom no Brasil para investir em algo que não te dará um retorno rápido.

De acordo com Dados disponíveis no site do porto do Açu são 9 terminais divididos em onshore e offshore. Daí você leitor pergunta: Ok, mas onde está a oportunidade no setor operacional ?

Uma informação que será bastante esclarecedora:A exatos 4 (quatro) anos a Prumo Logística, não encontrando profissional com formação em Operador Portuário em nossa região, realizou uma parceria com a prefeitura de São João da Barra e formaram 129 operadores portuários, mais da metade desses profissionais foram contratados.

A realidade é que nos dias atuais a demanda para esse profissional está muito maior, afinal já são mais de 10 empresas atuando no setor operacional no Porto do Açu, necessitando de profissionais qualificados na área de Operação Portuária.

CONHECENDO A NECESSIDADE DAS EMPRESAS NO SETOR PORTUÁRIO

Citaremos apenas 3 terminais para que você leitor possa entender a necessidades das empresas em encontrar profissionais qualificadas no setor operacional.

1 - Terminal de Minério de Ferro

- Joint Venture entre Prumo e Anglo American.

- Contrato de 25 anos com volume garantido de 26,5 mm tons com a Anglo American.

- Capacidade de movimentar 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

- Operações iniciadas em 2014.
​- 4º terminal privado em exportação de minério de ferro em 2017 (Dados ANTAQ).

Obs : Começou as operações em 2014 e estamos em 2019. Só se passaram 5 anos , faltam 20 anos para finalizar esse contrato.

2 - Terminal de Petróleo

- Joint venture entre Prumo e Oiltanking.

- Contrato de 20 anos com volume garantido de até 200 mil barris por dia com a Shell.

- Plano de expansão para que o terminal seja capaz de armazenar (até 10 milhões de barris), tratar e misturar petróleo.

- Capacidade licenciada de 1,2 milhão de barris de petróleo por dia.

- Operacional desde 2016 para transbordo de petróleo.
- Contrato de 3 anos com a Galp.

Obs : Iniciou em 2016 as operações . 18 anos para a finalização do contrato com a SHELL.

3 - Terminal Edison Chouest

- Maior base de apoio offshore do mu​ndo instalada no Porto do Açu.

- Com mais de 250 operações por mês, em 9 berços operacionais.

- Possui 6 berços contratados pela Petrobras e 1 pela Chevron.

- Mais de 1 km de cais e 600 mil m² de área.

Obs : 15 anos de contrato .

Além disso também tem o T-MULT citado no início dessa matéria que não possui tempo de contrato devido pertencer a Prumo Logística.

Com base nessas informações acreditamos que o Porto do Açu está em expansão e a fase de obras em larga escala foi encerrada, havendo apenas agora obras pontuais como as termoelétricas, sendo a primeira termoelétrica com conclusão prevista para 2021. Atravésdessa análise detalhada podemos olhar para o agora, que lhe proporciona muitas oportunidades na área operacional e claro sem tanta concorrência. Se você tem um sonho em atuar no Porto ou na área industrial e não sabe como, acredito que essa matéria mostrou um pouco sobre a dimensão das oportunidades no Porto do Açu. 

FORMAÇÃO COMPLETA EM OPERADOR PORTUÁRIO

Com essa formação os alunos estarão aptos a atuarem em diversas tarefas relacionadas à movimentação de cargas, envolvendo o transporte, carregamento e descarregamento das embarcações e auxilio na supervisão de armazenamento. Adquirindo conhecimentos em todas as áreas de operação, parte de equipamentos, Segurança Meio Ambiente e Saúde (SMS), Procedimento Operação Padrão (POP) e legislação referente às normas regulamentadoras vigente no país.

ACESSE: https://senaunidadecampos.com.br/formacao-portuario/

LIGUE:222741-4691 / 9 9853-3614 / 9 9825-8565

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes