Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Caso morador de São João da Barra e amigos: homem morto após ser espancado em Salvador não era morador de rua e tinha filho de 03 anos, diz irmão

Economia
Oportunidade de emprego para jovens de São João da Barra
PUBLICADO POR: REDAçãO 4 | PORTALOZK.COM - 15/01/2020 - 15:12

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

O trabalho voltado à empregabilidade em São João da Barra, desenvolvido pela Superintendência de Trabalho e Renda – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico – continua abrindo portas para jovens do município. O ano de 2019 fechou com 97 contratações no Programa Jovem Aprendiz e, iniciando 2020, mais quatro vagas preenchidas na Porto do Açu Operações, após a consulta pela empresa ao Sistema Automatizado de Gestão da Empregabilidade (Sage).

O processo de seleção dos quatro novos jovens aprendizes, além do currículo disponibilizado no Sage – ferramenta on-line implantada em agosto de 2019 e que aperfeiçoou o cadastro de currículos e a consulta por parte dos empregadores –, envolveu toda uma preparação dos candidatos para que estivessem aptos a enfrentar o caminho até a conquista do primeiro emprego.

"Realizamos, de forma permanente, treinamentos com jovens cadastrados na Superintendência de Trabalho e Renda enfocando questões importantes relacionadas, por exemplo, a postura em uma entrevista. Especificamente dentro do Jovem Aprendiz, o saldo tem sido positivo. Das vagas preenchidas dentro do programa em 2019, 81 foram por moradores do município. Soma-se a isso 44 vagas de estágio, sendo 11 para sanjoanenses", destacou o superintendente de Trabalho e Renda, Felipe Estefan, enfatizando que os números envolvem empresas instaladas no complexo portuário do Açu.

Para recrutar os quatro jovens, a empresa Porto Açu, após a análise do perfil dentro do sistema de empregabilidade, selecionou 23 candidatos que, no dia 9 de dezembro, participaram no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, juntamente com o gerente de Qualificação Profissional da Superintendência de Trabalho e Renda, Fernando Maciel, de um treinamento de empregabilidade. Em seguida, todos os jovens participaram do processo seletivo da empresa, sendo quatro contratados de imediato, três pré-selecionados para num futuro próximo serem aproveitados e dois pré-selecionados para a lista de espera.  

Moradora do distrito de Barcelos, Mariana Marvilla, 22 anos, com formação técnica em Meio Ambiente e Química, 22 anos, comemora o fato de estar entre os quatro selecionados para começar atuar já no dia 20 de janeiro e destaca a capacitação desenvolvida pelo município. "Minha meta, a partir dessa oportunidade, é tentar me firmar e crescer dentro da empresa. Quanto ao trabalho desenvolvido pelo município, classifico como muito importante, não só em disponibilizar o cadastro de currículos, mas também na preparação para enfrentarmos as etapas dentro do processo de seleção, principalmente a entrevista".

 O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Marcelino Souza, crê na ampliação do número de jovens a serem absorvidos no mercado de trabalho em 2020, assim como a continuidade de São João da Barra entre os líderes da região em empregabilidade de um modo geral. "O cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta em 2019 aproximadamente 6 mil admissões, contra cerca de 2.300 demissões. O saldo positivo de mais de 3 mil vagas em uma variação percentual positiva de 38%. Seguindo a determinação da prefeita Carla Machado, o foco é em criar condições para que o sanjoanense ocupe as vagas oferecidas dentro desse contexto de desenvolvimento do setor industrial do município em decorrência da implantação e operação do Porto do Açu", disse.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes