Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Campos confirma primeira morte por dengue em 2024

Economia
O que a curva da pandemia tem a ver com a curva dos sex-shops ? analisando tendências
PUBLICADO POR: REDAçãO 4 | PORTALOZK.COM - 18/09/2020 - 13:16

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Nestes últimos dias, em meio a algumas conversas, tivemos um insight (melhor não comentar como) sobre a maneira como as pessoas têm lidado com seus relacionamentos durante o isolamento social. Com o distanciamento, muitas pessoas solteiras se viram sozinhas, sem um parceiro para se relacionar. Logo tiveram que “apelar” para alguns, digamos, subterfúgios para suprir suas carências. Intrigadas com essas questões, decidimos pesquisar no Google Trends (ferramenta que mostra a popularidade dos termos buscados) e, adivinhe!?! Houve um crescimento, considerável, da busca pela palavra “sex shop” no Google.

Houve um “pico” bem no dia 07/06. Certamente por causa do dia dos namorados (casais separados devido ao isolamento também queriam comemorar). Este é, portanto, mais um segmento que se beneficiou do isolamento social. E o que podemos aprender sobre isso? Bem, sempre falamos que, antes de fazer a sua estratégia e montar o seu negócio, a primeira etapa, e uma das mais importantes, é a análise ambiental. É nela que encontramos, não apenas as ameaças, mas também as oportunidades.

O Google Trends é uma das ferramentas que podemos utilizar para pesquisar tendências. O site do IBGE é outra, gratuita também, que pode trazer muitas ideias. Mas antes de sair por aí pesquisando aleatoriamente, é preciso se planejar para saber o que procurar. Primeiramente, quero investir, mas em qual segmento? Após essa delimitação, a sua pesquisa deve abarcar cinco dimensões que fazem parte do que chamamos do macroambiente: economia, política, sociedade/cultura, natureza e tecnologia.

Então, pense e pesquise como cada uma destas dimensões pode refletir no seu negócio (ou futuro negócio). Por exemplo, você deve questionar como as políticas adotadas pelo governo podem impactar o seu negócio. E, ainda, como a queda da taxa de juros Selic pode ser benéfica ou maléfica para seu negócio. E o desemprego da população?

E assim deve prosseguir sua pesquisa, em cada uma das dimensões elencadas.  Com certeza, fazendo esta busca com qualidade, você saberá quais são as oportunidades e as ameaças que poderá encontrar pela frente e quais estratégias poderão ser criadas para explorar ou fugir delas. Ou até realmente repensar, no caso de um novo negócio, se deverá mesmo investir nele.... Assim, aventure-se, mas lembre-se que o sucesso de toda boa ideia vem com muita pesquisa e conhecimento a respeito!

Autoras: Pollyanna Rodrigues Gondin é economista e professora do Centro Universitário Internacional Uninter; Shirlei Miranda Camargo é tutora do Curso de Gestão Comercial do Centro Universitário Internacional Uninter.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes