Segunda-feira, 24 de junho de 2019 FALE-CONOSCO ANUNCIE AQUI
Comunidade
Porto do Açu promove nova soltura de tartarugas marinhas em São João da Barra
Notícias > Comunidade > Porto do Açu promove nova soltura de tartarugas marinhas em São João da Barra
Leonardo Ferreira / Portalozk.com 11 de janeiro de 2019 às 11h15
Compartilhe essa notícia Whatsapp

Cem filhotes de tartarugas marinhas foram liberados ao mar em mais uma ação de soltura realizada pela Porto do Açu Operações. A iniciativa faz parte da agenda de educação ambiental promovida pela empresa durante o período reprodutivo. A programação começou com uma soltura aberta ao público, na última semana de dezembro, em parceria com as prefeituras de São João da Barra e Campos. Desta vez, a atividade contou com a participação dos colaboradores, que tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Porto do Açu.

Somente na atual temporada de desovas, que segue até março, o programa registrou o nascimento de mais de 22 mil filhotes. Somando este número aos dados acumulados desde o início do monitoramento, em 2008, 822 mil filhotes já foram liberados ao mar. No período reprodutivo, de setembro a março, a equipe do programa tem a missão de localizar os ninhos, identificá-los e acompanhá-los até o nascimento dos filhotes.

A soltura reuniu mais de 30 colaboradores e foi a primeira vez que o CEO da Porto do Açu Operações, Tadeu Fraga, participou da atividade. Tadeu ressaltou que sustentabilidade é um dos valores do Complexo do Açu: “O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas é uma das nossas iniciativas socioambientais que comprovam como desenvolvimento e preservação ambiental podem coexistir. É nossa missão mostrar que um empreendimento do porte do Porto do Açu é capaz de gerar não só negócios, mas também ações de sustentabilidade e de compromisso com a preservação do meio ambiente”.

Um dos objetivos da Porto do Açu com a programação de solturas de filhotes abertas ao público é incentivar a conscientização ambiental dos participantes, que atuam também como multiplicadores deste conhecimento. O calendário de atividades segue até 23 de fevereiro, em parceria com a Fundação Pro-Tamar e as prefeituras de São João da Barra e Campos, como parte da agenda de verão dos dois municípios.

O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas abrange 62 km de praia, desde o Pontal de Atafona, em São João da Barra, até Barra do Furado, em Campos, e atende a diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Mais notícias
É proibido o uso ou publicação deste conteúdo sem a devida autorização. Os infratores ficarão sujeitos a penas previstas por lei. O Portal OZK não envia mensagens de e-mail sobre promoções, notícias ou novidades. Portal OZK - 2015 - 2018 Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Desenvolvido por Jean Moraes