Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Projetos de São João da Barra conquistam Prêmio Paulo Freire - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Morre homem que ficou ferido após casa pegar fogo em São João da Barra

Cidades
Projetos de São João da Barra conquistam Prêmio Paulo Freire
Premiação será entregue pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 15/10/2019 - 15:49

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

??????Três projetos da rede pública municipal de ensino de São João da Barra recebem este ano o Prêmio Paulo Freire, da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na categoria menção honrosa. A premiação – a mais importante do estado - será entregue no dia 30 deste mês, na capital, pela contribuição dos projetos Pé no IFF, Xadrez Escolar e Escola com Partido, todos implantados no governo Carla Machado, com a educação pública.

O Pé no IFF começou em março deste ano. É um processo de transição entre o fundamental II e o ensino médio. Os alunos participam de simulados online, usando a tecnologia dos telefones celulares de forma pedagógica. Um projeto piloto foi realizado em 2017 na Escola Municipal João Flávio Batista, de Cajueiro, e resultou no aumento de 80% dos alunos aprovados no IFF. 

Outro projeto premiado, o Xadrez Escolar, começou também este ano, em maio. Nesta primeira fase, são 700 adolescentes matriculados em 14 escolas da rede municipal, com resultados positivos na concentração e no desempenho escolar. As aulas são ministradas por cinco professores contratados por meio de parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio).

O Prêmio Paulo Freire vai também para o Escola com Partido, desenvolvido em 2017 na João Flávio Batista, onde o atual coordenador do Plano Municipal de Educação, Cláudio Andrade, servidor de carreira da Prefeitura, trabalhava como orientador educacional. O projeto foi apresentado ano passado no Congresso Popular de Educação, na Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo foi levar para a escola a importância da reflexão e da compreensão sobre os temas do cotidiano e da comunidade. 

  — O Escola com Partido mostra que a educação é política, que tem que haver reflexão, compreensão da realidade, do cotidiano — explica Cláudio, que é mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFF.

Graduado em Pedagogia e Ciências Sociais, com pós-graduação em Sociologia, Filosofia e Psicopedagogia Clínica e Institucional, Cláudio levou para dentro da escola o IFF, a UFF e a Uenf, que desenvolveram projetos de pesquisa a partir do diálogo com a comunidade, da análise dos impactos do Porto do Açu, da história, do meio ambiente. 

— O professor de história, por exemplo, trabalhava com o conteúdo do currículo e íamos com o projeto aos locais, aos espaços, promovendo a reflexão e o debate como complementação pedagógica. Da mesma forma que fizemos análise de conteúdo cinematográfico, de como a narrativa foi construída, do contexto de um modo geral — explica o professor.

Incentivo às iniciativas dos profissionais da rede - O secretário municipal de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, destaca a importância do reconhecimento do município com a premiação. “Ficamos felizes com o reconhecimento da educação pública em palcos que ultrapassam o âmbito municipal. De 2017 para cá isso vem acontecendo com alunos e docentes, o que demonstra que a força da rede pública está em sua coletividade”, afirma.

Os projetos premiados, ressalta o secretário, são de iniciativa de Cláudio Andrade. “São projetos que nasceram do “chão da escola” e a Semec faz questão de ter como um de seus valores o incentivo e apoio às práticas idealizadas pelos nossos profissionais, não validando somente aquelas que surgem da própria Semec”. 

Sobre o Escola com Partido, que funcionou como piloto em 2017, Daniel afirma que tem apoio para ser implantado na rede municipal. “O Escola com Partido é uma oportunidade para os alunos refletirem sobre temas e vivências que estão ocultas no currículo escolar. É, portanto, um projeto que dá luz a temas caros à cidadania, e, como tal, tem todo apoio para ser desenvolvido nas escolas”.

 

*Fonte: Ascom


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes