Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Iniciada Oficina Técnica Institucionalizando Museus - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Cidades
Iniciada Oficina Técnica Institucionalizando Museus
Curso acontece no Palácio Cultural Carlos Martins para coordenadores e colaboradores dos espaços culturais de São João da Barra
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 16/10/2019 - 11:17

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

??????Coordenadores e colaboradores dos prédios históricos de São João da Barra, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, participam da Oficina Técnica “Institucionalizando Museus”, nesta terça-feira, 15, e na quarta-feira, 16. As palestras são ministradas pela museóloga Gabriela Alevato, que é coordenadora de Planejamento da Superintendência de Museus (SMU), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/RJ (Secec/RJ), por intermédio do Sistema Estadual de Museus (SIM-RJ).

O curso está acontecendo no Palácio Cultural Carlos Martins, um dos prédios históricos. “O município de São João da Barra me parece muito atrativo. Passei por outros espaços culturais como Cine Teatro São João, Casa de Câmara e Cadeia e ainda pretendo visitar outros espaços, mas posso dizer que é uma cidade agradável, muito interessante”, destaca Gabriela, encantada como o “cheiro de caramelo” do centro da cidade, devido ao cozimento, na fábrica, do famoso conhaque de Alcatrão de São João da Barra.   

Segundo a museóloga, a oficina — um projeto com apoio do secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira — tem o propósito de movimentar a área dos museus e estimular a criação de espaços organizados, com oferta de assessoria técnica em todo o Estado do Rio. “Estamos aqui abrindo portas, através dessa oficina, para a assessoria técnica, caso seja solicitada”, diz.       

Durante os dois dias estão sendo abordados assuntos como apresentação da Lei do Estatuto de Museus, que norteia a criação de museus; processos de criação: decretos, portarias, atas e etc.; modelos de gestão: pública, privada, comunitária; regimento Interno: a importância de elaborar este documento e falando sobre o Plano Museológico.

“Esse tipo de oficina dá consciência a quem trabalha nesses prédios sobre a questão da conservação e atendimento. A nossa luta é para trazer o munícipe para dentro desses espaços. Recebermos a Superintendência de Museus do Estado é a oportunidade de aprendermos sobre institucionalização, preservação, legalização e criação de Museus”, destaca o administrador do Palácio Cultural Carlos Martins, Geraldo Lopes.

 

*Fonte: Ascom


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes